O Sistema Vanguarda de Comunicação Rádio e Televisão foi fundado pelo jornalista e advogado Salomão Pavlovsky, nascido em junho de 1924, filho do ucraniano Moysés Pavlovsky e da romena Cecília Rosemblat, na Freguesia de Inhaúma/RJ.
 
Sua trajetória começou cedo, ainda criança trabalhou como engraxate e entregador de jornal para ajudar a família de imigrantes, que vinha se estabelecendo no Brasil.
 
A comunicação entrou um pouco mais tarde em sua vida. Muito dinâmico e criativo instalou alto-falantes no centro da cidade de Sorocaba/SP e comercializou espaços publicitários para os lojistas da região. A ideia deu tão certo que resolveu instalar mais alto-falantes pela cidade e a partir daí sua carreira como comunicador deslanchou.
 
Recebeu convites para atuar em rádionovelas, narrações esportivas e locuções comerciais. Atuou como radialista por 17 anos na Rádio PRD-7; antiga rádio Clube de Sorocaba; foi diretor comercial no Grupo Cruzeiro do Sul e delegado do Escritório Regional do Interior – ERIN.
 
Após todos esses anos de experiência criou sua emissora de rádio, a Vanguarda AM.
A partir daí consagrou-se adquirindo a carteira de jornalista internacional, realizando coberturas ao vivo de inúmeros países, como China, Japão, República Dominicana Filipinas, USA entre outros. Cobriu lutas internacionais de boxe, transmitiu o concurso Miss São Paulo, Miss Brasil e Miss Universo. Foi jornalista credenciado do Palácio dos Bandeirantes e Palácio do Planalto participando de comitivas presidenciais nas viagens internacionais.
 
Fez entrevistas com personalidades como a Rainha Elizabeth, Ronald Reagan, Papas e todos os Primeiros Ministros e Presidentes que visitavam o Brasil. 
 
Na década de 70 começaram a surgir as primeiras rádios FM no país, e então, o visionário Salomão Pavlovsky habilitou-se no Ministério das Comunicações para instalar a primeira emissora FM no interior paulista. Nasce assim, em 1978 a Rádio Vanguarda FM.
 
O pioneirismo de Salomão Pavlovsky não parou por aí, trouxe para Sorocaba em outubro de 1990 a primeira emissora de TV em UHF do Brasil, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão – SBT. 
 
Em 1968 recebeu o titulo de ‘Cidadão Sorocabano’ e em 1996 a condecoração ‘Amigo da Marinha’.
 
Conhecido pelo seu pioneirismo, coragem e empreendedorismo, Salomão Pavlovsky contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da comunicação no Brasil e ainda mais para o interior paulista. 
 
Sua ultima entrevista foi com o Presidente de Portugal, em São Paulo. 
Faleceu em setembro de 1997, aos 73 anos por problemas cardíacos, mas continua vivo no conhecimento deixado e nas homenagens que recebeu, como:
 
 O viaduto do KM 78,5 da Rodovia Castello Branco, recebeu seu nome em julho/2000.
 
 Indicação do vereador José Francisco Martinez, a ponte sobre o Rio Sorocaba recebeu seu nome por homenagem da Prefeitura de Sorocaba e a Câmara Municipal em outubro/2000.
 
 Em junho/2003 recebeu o título de patrono do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba por Lea Baldy, membro efetivo.
 
 A medalha ‘Assis Chateaubriand’ foi entregue a família Pavlovsky através da ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão pela contribuição de Salomão Pavlovsky para o desenvolvimento da radiodifusão no Brasil em maio/2005.
 

Galeria de Fotos

Salomão Pavlovsky, atuando na Rádio PRD7 Salomão Pavlovsky, ao lado do apresentador Silvio Santos Inauguração da TV Sorocaba - SBT
Tweets
Voltar ao Início